Protocolo de Kyoto








Efeito Estufa

Efeito Estufa PlantasO efeito estufa acontece quando parte da radiação solar é absorvida por gases da atmosfera, como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso, CFC's, entre outros. Esse calor fica preso na Terra, com cerca de 30ºC mais quente na superfície, pois recebe quase o dobro de energia da atmosfera, de acordo com o que recebe do sol.
 
Dentro de um determinado nível, o efeito estufa é necessário pois é capaz de aquecer adequadamente o planeta garantindo a manutenção da vida terrestre, caso contrário, seria impossível a vida no Planeta Terra.

O excesso de gases poluidores é o grande problema. Alguns gases prejudiciais são produzidos naturalmente como resultado das erupções vulcânicas, assim como a decomposição de matéria orgânica, fumaça de incêndios naturais, e até o metano, que é gerado pela flatulência de ovinos e bovinos. Mas a quantidade desses gases emitidos, não se comparam a todos que a ações humanas emitem.
 
A partir da Revolução Industrial e da modernização da sociedade, o uso de carvão, petróleo e gás natural aumentou bruscamente, sendo utilizado na produção de combustíveis, energia elétrica, aquecimento doméstico, industrial, entre outros. Esses gases produzidos pela queima de combustíveis fósseis possui diversos caminhos, uma parte é absorvida pelos oceanos, outra pelas plantas, e por último, se concentra na atmosfera. O aumento exagerado dos gases estufa, acelera cada vez mais o aquecimento global.
 
Gases responsáveis pelo aumento do Efeito Estufa
  • Dióxido de Carbono - CO2: é gerado a partir da combustão de combustíveis fósseis como petróleo, gás natural, carvão, e desflorestação.
  • Clorofluorcarbono (CFC): presente em sprays, motores de aviões, plásticos e solventes.
  • Metano: produzido pelo lixo e flatulência de ovinos e bovinos.
  • Ácido Nítrico: produzido a partir da combustão da madeira e também de combustíveis fósseis, através da decomposição de fertilizantes químicos e micróbios. 
  • Ozonio: provocado pelas indústrias, fábricas, refinarias de petróleo, veículos e também através da poluição dos solos, etc.
 Países do Protocolo de Kyoto <<-- Efeito Estufa -->> Aquecimento Global